Bodas de Cristal da Universidade Estadual de Goiás - UEG
Missão: Produzir e socializar o conhecimento científico e o saber, desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promoverem a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do Brasil. (Fonte: PDI)
A UEG completa hoje 15 anos de existência. A Unidade Universitária de Porangatu, originariamente criada como Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Porangatu – FECELP, também faz aniversário: 29 anos prestando um trabalho de formação universitária para os porangatuenses e cidades circunvizinhas.
Ao longo destes anos a FECELP/UEG muito contribuiu para o desenvolvimento da região, não só no campo da educação, mas também oportunizando ao povo da Região Norte a possibilidade de participarem das discussões sociais que permeiam sua vida cotidiana, proporcionando assim a tão almejada inserção social, econômica e intelectual.
Nos últimos anos a UEG cresceu em números: são 42 unidades educacionais em todo o Estado de Goiás, atingindo 39 cidades diretamente e tantas outras indiretamente, com aproximadamente 18 mil acadêmicos matriculados. Somente em Porangatu são 880 alunos neste ano de 2014, sendo que já foram graduados mais de 4000 acadêmicos, que estão, na sua grande maioria, atuando na educação e, nos últimos anos, na área da tecnologia da informação.
São muitos os problemas, mas há também conquistas. Podemos perceber que a UEG tem obtido avanços, somente no último ano a Unidade de Porangatu foi contemplada com 52 bolsas universitárias distribuídas entre a Pró-licenciatura, Monitoria, Ações Extensionistas e Permanência, satisfazendo assim parte dos anseios daqueles que sempre lutaram pela democratização do acesso e permanência dos que dependem do Estado para cursarem o ensino superior, ou seja, o Estado cumprindo o seu papel de promotor do conhecimento e desenvolvimento, como prima na missão da UEG citada acima. Outro aspecto relevante foi a adesão ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, um programa do governo federal de incentivo e valorização das licenciaturas.
Também tem sido retomada a melhoria das condições de trabalho no que diz respeito a equipamentos, tanto para o ensino e uso dos laboratórios de informática como para atender ao serviço técnico-administrativo da Instituição como um todo:
- A unidade recebeu nos últimos dias e continuará a receber computadores, impressoras, televisores leds e data-shows para equipar os departamentos administrativos e os laboratórios dos cursos;
- A expansão da capacidade do servidor de internete foi concluída;
- O sonho da quadra poliesportiva tem-se concretizando através da sua construção, que proporcionará em breve um espaço adequado para as nossas atividades esportivas.
- O processo de licitação da subestação de energia elétrica está em andamento, quando efetivado proporcionará a climatização dos ambientes fechados da nossa Instituição.
Através da emenda individual do então deputado federal Pedro Wilson, atendendo a uma solicitação do Diretório Acadêmico então sob a presidência de Camila Fernandes, e, também, de remessas efetivadas pela reitoria ampliou-se o acervo da biblioteca local.
O concurso público tão necessário para o fortalecimento do quadro efetivo de professores encontra-se em franco processo de avanço após a realização das três edições, assim como a criação do Regime de Tempo Integral à Docência e Pesquisa – RTIDP e a progressão para os professores em regime temporário.
Com o programa de incentivo à formação continuada de professores lato sensum, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, existem hoje 02 professores e 02 egressos da Unidade cursando o mestrado institucional e 03 outros que concluíram em anos anteriores. Além de vários professores, que por iniciativa própria, têm buscado sua qualificação profissional quer seja no mestrado ou doutorado.
A preocupação com a qualidade do ensino ofertado pode ser sentida na criação, pelos professores, de grupos de estudos que visam manter acesa a discussão teórica com vistas à melhoria da prática pedagógica, assim como os diversos projetos de pesquisa e extensão que são desenvolvidos.
Sabemos que a universidade é nova, que precisa crescer muito ainda para preencher suas lacunas, mas juntos poderemos construir a UEG que queremos.