Estado de Goiás

 

PESQUISA

A pesquisa científica é um método empírico que busca a resolução de problemas e a geração de conhecimento novo. Ela é o meio pelo qual a ciência progride, envolvendo a investigação e o desenvolvimento de trabalhos intelectuais ou práticos visando descobrir novos conhecimentos, técnicas e formas de explorar a realidade. O trabalho científico deve ser realizado em etapas previamente planejadas, segundo o método científico.

No Brasil as pesquisas acontecem, em sua maior parte, nas universidades. Por isso, é importante que o aluno esteja engajado e conheça os trabalhos desenvolvidos em sua instituição. Seja um pesquisador. Tenha curiosidade e independência intelectual. Para isso também é necessário ter entusiasmo, dedicação, ambição, perseverança, paciência e acima de tudo rigor científico.

Por isso, aproveite a vivência universitária para aprender como realizar uma pesquisa científica e para ter contato com o que está sendo pesquisado. Desperte seu espírito de busca intelectual. Pense. Faça perguntas. Uma boa pesquisa começa com boas ideias a partir de problemas que precisam ser resolvidos.

Dentro deste cenário a UEG tem importante participação. Em 2011, foram 346 projetos de pesquisa aprovados dentro da universidade. Destes, quatro foram de Porangatu: “História para quê? Ensino de história, currículo e o vestibular” coordenado pelo Prof. M. Sc. Euzébio Fernandes de Carvalho; “Avaliação de fatores preditores de estresse oxidativo” coordenado pela Profª. Drª. Luciana de Souza Ondei; “Interação solo-planta: fatores edáficos no desenvolvimento vegetal de plantas do cerrado” coordenado pelo Prof. M. Sc. Renilton Joaquim de Mendonça e “Estudo das transformações do espaço urbano do município de Porangatu/GO no período de 1943 a 2010” da Profª. M. Sc. Tathiana Rodrigues Salgado. A partir de 2012, novos projetos serão desenvolvidos. Entre em contato com seus professores para conhecer suas linhas de pesquisa e oportunidades de estágio.

Profª Drª. Luciana de Souza Ondei